Home / Cirurgia Corporal / Mamoplastia de Aumento

Mamoplastia de Aumento

A cirurgia de aumento de mama utiliza implantes para dar volume aos seios com pouco, ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez.

Indicações

A cirurgia plástica de mamoplastia de aumento dos seios, mais popularmente chamada de: prótese de silicone, prótese de mama ou prótese mamaria de silicone é melhor indicada para:

  • pacientes com mamas de pequeno volume (hipoplasia mamaria) e desarmônicas com o resto do corpo e tórax da paciente.
  • pacientes que possuem mamas de volume médio, mas que querem um aumento do volume mamário, desde que haja correta indicação pelo cirurgião para implante de prótese mamaria.
  • pacientes que possuem diferença no tamanho ou formato das mamas (assimetria mamaria).
  • para correção de pequena queda dos seios (ptose), como geralmente ocorre após a amamentação ou gravidez.
  • reconstrução da mama após realização de mastectomias (cirurgia para remoção de tecido mamário por câncer, etc.).
  • reconstrução da mama após realização de mastectomias (cirurgia para remoção de tecido mamário por câncer, etc.).

Técnica

O que acontece durante a cirurgia de aumento da mama?

Etapa 1 – Anestesia

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante a cirurgia de aumento de mama. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

Etapa 2 – Incisão

As incisões são feitas em áreas discretas para ajudar a minimizar que a cicatriz fique visível. Você e seu cirurgião plástico irão discutir quais opções de incisão são apropriadas para o resultado que deseja. As opções de incisão incluem:

– Incisão inframamária,
– Incisão transaxilar,
– Incisão periareolar.

As incisões variam com o tipo de implante, o volume desejado, as particularidades anatômicas e a preferência do cirurgião.

Etapa 3 – A escolha dos implantes

O tamanho e a forma dos seios são importantes. Converse com seu cirurgião sobre suas expectativas. O tipo e o tamanho do implante serão determinados não apenas pelo seu desejado de aumento no tamanho, mas, também, pela elasticidade da pele, anatomia e tipo físico.

Opções de implantes mamários

Implantes de silicone são preenchidos com gel coesivo. Estes implantes têm a textura muito parecida como o tecido natural da mama. Em caso de ruptura do implante, o gel pode permanecer no interior do invólucro. A ruptura de um implante de silicone não diminui a mama, logo você deve consultar seu cirurgião plástico regularmente para garantir que os implantes estejam em condições normais. Exame de ultrassom ou de ressonância magnética podem avaliar a condição do implante mamário.

Etapa 4 – Inserção e colocação do implante

Após a incisão, determina-se o local onde a prótese mamária será inserida:
• Sob o músculo peitoral (colocação submuscular),
• Diretamente atrás do tecido mamário, sobre o músculo peitoral (colocação submamária / subglandular).

O método para inserir e posicionar os implantes depende do tipo de implante, do volume pretendido, de particularidades anatômicas e de recomendações do cirurgião.

Etapa 5 – Fechando as incisões

As incisões são fechadas com suturas por camadas no tecido da mama e com suturas, colas ou adesivos para fechar a pele.

Cuidados

É importante saber que os resultados da cirurgia de implante de mama não são permanentes e os mesmos podem exigir substituição ao longo da vida. Você deve fazer acompanhamento com seu cirurgião plástico para discutir mudanças em seus seios. Com o tempo, seus seios podem mudar devido ao envelhecimento, às oscilações de peso, a fatores hormonais e à gravidade. Se, depois de alguns anos, você se tornar insatisfeita com a aparência de seus seios, você pode optar por se submeter a um procedimento de lifting de mama ou troca.

Tel: (41) 99267-2434