Home / Cirurgia Facial / Rinoplastia

Rinoplastia

O nariz é a alma do nosso rosto, o centro estético da face e certamente a cirurgia plástica mais desafiadora, com maior quantidade de detalhes e na qual o cirurgião associa conhecimentos técnicos refinados com a arte de moldar estruturas extremamente delicadas. Como é fundamental para a harmonia e beleza da face, qualquer mudança em sua forma e tamanho mudam não só o nariz, mas toda a estética facial.

A TÉCNICA

Na rinoplastia, o cirurgião plástico tem a opção de realizar o tratamento através de cicatrizes internas (Rinoplastia Fechada) ou através de uma pequena cicatriz localizada na junção entre o nariz e o lábio superior chamada de columela (Rinoplastia Aberta ou Exorrinoplastia).

Existem indicações para os dois tipos de cirurgia, o que será minuciosamente explicado a você durante a consulta médica. A partir desta incisão o cirurgião tem acesso a todas as estruturas que deseja modificar no nariz, seja o septo nasal, as cartilagens da ponta ou os ossos nasais.

Ao final da cirurgia, será realizado um curativo na parte superior do seu nariz contendo um plástico chamado de aquaplast.  Sua função é semelhante ao gesso utilizado em fraturas, uma vez que permanecerá no nariz por 7 a 14 dias, período no qual ocorre grande parte da cicatrização nos ossos nasais.

​Em geral, caso seja necessária a utilização de gazes dentro da narinas após a cirurgia, as mesmas serão retiradas em no máximo 24 horas, antes da alta hospitalar. Sendo assim, o paciente tem alta respirando normalmente pelo nariz, em geral com pequena dificuldade em decorrência do inchaço na região interna do nariz.

Caso sejam utilizados pontos na região externa do nariz, os mesmos serão retirados no 7º.dia de pós-operatório.  Os pontos internos não terão necessidade de ser retirados, uma vez que os fios utilizados serão absorvidos pelo organismo.

Indicações

O nariz possui uma grande variação anatômica entre indivíduos e raças, tanto na espessura da pele quanto no tamanho das cartilagens e ossos nasais. Sendo assim, o resultado muda muito entre diferentes pacientes, de forma a sempre preservar características de simetria facial e evitar resultados artificiais. O objetivo central da rinoplastia, portanto, é corrigir as desproporções do nariz, sejam na sua ponta, seja em sua região óssea (chamada de dorso nasal, onde se localiza o “calo ósseo” do nariz), tornando-o mais harmonioso com o restante da face e aprimorando a beleza e estética facial.

Além das deformidades estéticas, poderão ser associadas cirurgias que objetivam a correção da função respiratória do paciente (por exemplo, septoplastias em desvios de septo). Sendo assim, trata-se o nariz como um todo, sempre lembrando sua principal função que é preservar uma respiração de boa qualidade ao paciente.

Cuidados

Após a rinoplastia, o paciente fica com o curativo por 7 a 14 dias. Caso existam pontos externos, serão retirados no 7º.dia de pós-operatório.​

É comum ocorrer edema e manchas roxas (equimoses) ao redor do nariz, que regride completamente m um período de até 21 dias. Neste período é recomendada proteção solar rigorosa, utilizando protetor solar e evitando exposição solar.​

Por dois meses após a cirurgia, deverão ser evitadas atividades físicas que requerem contato físico, como futebol, basquete ou lutas, uma vez que como em alguns casos é realizada fratura dos ossos nasais, um trauma pode levar ao deslocamento desses ossos e deixar o nariz com desvio.

Resultado

No nariz, o edema desaparece gradualmente, de forma que ao redor do 3º.mês de cirurgia pelo menos 80% do mesmo já terá sido absorvido. Ao redor do 6º.mês praticamente não existirá mais edema e o resultado obtido já será muito próximo ao resultado final. Até o período de 1 ano pequenas mudanças ainda podem ocorrer, como diminuição do edema e melhoria no formato da ponta nasal.

Tel: (41) 99267-2434